No Evangelho (Lc 5,1-11), São Lucas narra:
O chamamento dos primeiros Discípulos de Jesus.
Naquele tempo, Jesus estava nas margens do lago de Genesaré, na proximidade do mar da Galileia.
Ali também se encontrava uma grande multidão que procurava alimento para a vida, pela Palavra de Jesus.
Junto ao lago encontrava-se um grupo de pescadores que procurava na pesca o seu alimento. Porém, as suas barcas estavam paradas e os pescadores lavavam as redes.
Vendo o desânimo nos seus rostos, Jesus entrou na barca de Simão pedindo para a afastar um pouco da margem. Sentou-se e começou a ensinar palavras de esperança, palavras de vida eterna.
Aqui encontramos Jesus procurando formas de chegar a todos, conseguindo que aquela inúmera multidão O ouvisse falar do Reino de Deus. Desta forma, leva-nos a pensar que a barca de Simão (Pedro) é a "Igreja" onde Jesus nos convida a entrar; o lago (água) pode representar a "Vida" dos que procuram alimento para o corpo e para a alma.
Acabando a Sua pregação, dirigiu-se a Simão e pediu para que lançasse novamente as redes ao lago para pescar.
Simão ficou perplexo com o pedido de Jesus. Ele e os seus amigos eram pescadores experientes e sabiam que era difícil haver peixe durante o dia, até porque estavam cansados e desanimados por terem trabalhado durante a noite e sem terem pescado nada.
Apesar de tudo, Simão chamou-O de Mestre – porque conhecia o poder da Sua Palavra – obedeceu-lhe e disse-lhe: "Já que O dizes, lançarei as redes". E depois de as lançar o inesperado aconteceu aos olhos de todos os pescadores; redes tão cheias, que tiveram de pedir ajuda.
Simão, na sua condição de humilde pescador, prostrou-se diante dos pés de Jesus, dizendo: "Senhor, afasta-Te de mim, que sou um homem pecador".
Este momento foi muito importante para Simão e todos os seus companheiros, apesar do temor que se apoderou deles. Jesus disse-lhe: "Não temas, daqui em diante serás pescador de homens".
E assim acontece o primeiro milagre na vida de Simão Pedro, porque escutou a PALAVRA, confiou no Seu Poder, obedeceu ao MESTRE reconhecendo N'ELE o SENHOR.
Reflexão
- Jesus escolheu, chamou e convidou Simão Pedro. Amou-O não só pelo que era, mas também pelo que viria a ser.
- Quando escolhemos seguir Jesus, Ele ajuda-nos a compreender e alcançar um propósito maior na nossa vida.
- Apesar da nossa pequenez, não devemos desistir. Devemos ter capacidade de pedir ajuda quando nos sentimos frustrados perante a vida, quando não temos capacidade de esperar ou quando a nossa rede volta vazia porque não alcançámos os nossos objetivos.
- Procuremos agir como Simão. Ter confiança nas palavras do Mestre e considerar a importância da obediência à Palavra de Deus, até mesmo quando temos dificuldade em compreende-La ou quando as nossas experiências humanas nos parecem mostrar o contrário. Jesus chama pessoas comuns – como chamou a Simão Pedro e aos seus companheiros – para realizarem obras extraordinárias em Seu Nome. Chama-nos como somos e convida-nos a entrar na sua Barca, permitindo que nos encontremos com o Senhor.
- Só temos que dar um salto na Fé, como fez Pedro. Com humildade, fazer do caminho uma missão de entreajuda e partilha, e deixar que ELE nos ilumine e conduza na nossa Missão como Cristãos.
- Jesus também nos diz: "Vem, não tenhas medo. De hoje em diante farei de vós pescadores de Homens".
Mães do quinto ano da catequese
Centro Igreja Paroquial