Quarenta dias após o nascimento de Jesus, Maria e José foram ao Templo para fazer, conforme previa a Lei, a apresentação do Menino e a Purificação da mãe. Apesar de Maria e Jesus não precisarem de cumprir este preceito, pois Jesus é o autêntico Cordeiro de Deus que vem tirar os pecados do mundo e Maria concebeu e deu à luz virginalmente, levaram a cabo o preceito em estrita obediência à Lei de Deus.
A oferta de José e de Maria "um par de rolas ou duas pombinhas" representa a humildade e simplicidade da Sagrada Família. O espaço familiar torna-se a escola onde se aprende o amor, a solidariedade, a partilha, o serviço, o diálogo, o respeito, o cuidado e o perdão.
Simeão e Ana, cada um à sua maneira, reconhecem no menino que se apresenta no Templo, o cumprimento das promessas de Deus. Vêm nesse menino uma luz que ilumina o caminho e a vida dos homens.
A luz trazida por Jesus ao mundo é um chamado à fé e esperança. Este momento de revelação, promessa e esperança destaca a importância de reconhecer a presença divina e permitir que essa luz guie as nossas vidas.
Nesta leitura, sentimo-nos também inspirados por Simeão e Ana a sermos perseverantes na fé e a estarmos atentos aos sinais de Deus na nossa vida. Ambos viveram anos dedicados a Deus, confiando nas promessas divinas, mesmo sem saber exatamente quando elas se cumpririam. A perseverança de ambos convida-nos a refletir sobre a paciência e a confiança necessárias na nossa própria caminhada espiritual."
2º ano da Catequese da igreja Paroquial