Testemunhos de quem esteve nas jornadas.
Grupo MG A Caminho 1 (Semana completa)
“Acho que estas jornadas foram uma experiência incrível e super enriquecedora. Fiz amigos que quero levar para a vida e vivi momentos incríveis com eles. Estou grata por estas jornadas.”
“Cada dia uma experiência nova, cada dia uma emoção que tivemos, cada dia melhor e melhor”
“Na JMJ vimos que a nossa igreja está viva e recomenda-se, dos gritos nas ruas ao silêncio ensurdecedor de 1,5 milhão de pessoas na vigília, é inegável a fé em Cristo e o amor Dele por nós. Que a juventude do Papa não tenha medo, não deixe ninguém caído e saiba que somos TODOS juventude de Deus.”
“Vivi vários momentos inesquecíveis, conheci novas pessoas, mas sem dúvida nenhuma que o momento que mais me marcou foi a via-sacra.”
“Foi uma experiência inesquecível, amizades incríveis, pessoas fantásticas, descobertas a nível pessoal e memórias que irei levar para a vida. obrigada também aos responsáveis por nos aturarem”
“A JMJ Lisboa 2023 foi algo que nunca vou esquecer, os amigos que fiz, as pessoas que conheci e sobretudo a experiência que me proporcionou. Um evento extraordinário e incomparável.”
“Estas jornadas foram inesquecíveis, uma memória única que nunca esquecerei. “
“Foi mais um desafio que foi superado, com tanta emoção, esforço e trabalho para chegar até às jornadas.”
“Vou-me lembrar sempre dos laços que fiz e que vai ficar sempre no meu coração.
A JMJ foi uma experiência única, especial e enriquecedora de encontro não só com o Papa Francisco mas com Jesus, onde a alegria, fé e união entre os jovens de todos os cantos do mundo foi sentida intensamente.”
“ Gostei muito do Rise Up, ( catequeses) a maneira como foi feito. Dinâmico e nada maçador. “
Grupo Mg A caminho 2 (Fim de semana)
“O que eu gostei mais, eu acho que foi mesmo o facto de conhecer pessoas novas.
Fiz amizades, principalmente dentro do nosso setor, com pessoas do distrito de Leiria, no qual trocamos contactos e até já estamos a combinar de nos encontrarmos daqui a uns tempos.
Em relação ao que correu bem, eu acho que foi tudo no geral, exceto nas caminhadas de muito calor, que eram cansativas, e eu, pessoalmente, sangrei bastante do nariz, o que me deixou bastante nervoso no momento, apesar de ter tido sempre a ajuda de todos. 🫶🏽
Durante as JMJ, senti-me feliz, e ver o papa também foi um momento emocionante.
As minhas expectativas da JMJ, não vou mentir, mas estavam mais altas. Talvez tenha sido porque apenas fui durante o fim de semana, mas achei que fosse algo mais "extravagante", apesar de ter sido divertido na mesma. Gostei muito! 😊”
“Não gostei de que estivemos sempre á chapa do sol enquanto podíamos fazer algumas atividades, estávamos sempre a parar durante bué tempo no sol e depois andávamos devagar e durante pouco tempo, podia ter sido mais organizado, senti me ansiosa mas também feliz porque foi único. Tinha expectativa de conhecer outras pessoas e culturas e esse facto aconteceu mas não com a intensidade que eu gostaria.
De modo geral o balanço é positivo pois ao conviver com o meu grupo e outras pessoas a meu redor no ambiente de fé e felicidade os ensinamentos estão mais à flor da pele.
Saliento que a minha consciência ficou mais desperta para algumas questões e ensinamentos que o PAPA Francisco nos foi deixando: a humildade, a alegria a sabedoria e a ideia de que nós jovens somos a juventude para o mundo e o futuro e que o AMOR de JESUS é a única coisa no mundo grátis.”
“Na minha opinião as jornadas cumpriram com todas as expectativas criadas por mim. Evento muito bem organizado, só é pena de facto no recinto não termos qualquer sombra e termos de estar ao sol o dia todo, mas faz parte.
ADOREI o momento da vigília em que ficamos todos em silêncio é sem dúvida o meu momento de eleição das jornadas. É algo único e só quem lá esteve e sentiu sabe o quão bom foi.
No geral gostei bastante. Foi uma experiência única e não sei se algum dia poderei vivê-la novamente. Claro tens os prós e contras mas isso é como qualquer evento , sendo as jornadas um evento mundial e com mais de 1,5 milhões de pessoas superou completamente as expetativas
A única coisa menos positiva foi não convivermos com mais culturas quanto gostaríamos.”
“A JMJ para mim foi uma experiência diferente e inesquecível. Gostei de conhecer pessoas de outros países, de "acordar" com o padre Guilherme, o incrível silêncio de 1,5 milhão de pessoas fizeram, o andar de metro pela primeira vez... Um obrigada a todos por terem feito parte desta experiência.”
“Eu gostei das jornadas. Não ao ponto de querer ir a Seul, mas gostei de fazer parte de algo tão grande. Nunca irei participar em nada desta dimensão, por isso irá ter sempre um lugar especial.
O que mais gostei foi ver o quão capaz Portugal e Lisboa foram de organizar tudo isto. Que orgulho. Também adorei, claro, ver tantos países no nosso país🥹 e daquele minuto de silêncio, foi impressionante mesmo. E daquela orquestra que fazia magia. E de dormir ao relento e ver o nascer do sol. E das pré-jornadas apesar de não ter estado assim tão presente.
O que menos gostei foi não ter conseguido falar assim com tanta gente. Não falar durante uns segundos, isso deu, mas ouvir a sua história. Percebo que dada a dimensão as coisas tinham de estar organizadas assim (por regiões, sem grandes atividades) mas era uma expectativa que tinha. E do calor louco mas isso não é culpa de ninguém 😂
Quem foi durante a semana irá dizer diferente, mas eu não fui por isso digo a minha realidade.”
“Eu gostei das jornadas apesar de ter sido um pouco diferente das minhas expectativas. Pensava que ia ter muito mais tempo para interagir com outras pessoas de outras nacionalidades. Mas isso se calhar não foi uma desvantagem porque deu para conhecer ainda melhor as pessoas do nosso grupo e acho que foi uma experiência extremamente positiva.”