JMJ Lisboa 2023 – O Reencontro

Na passada sexta feira, dia 08 de setembro 22 das pessoas da Paróquia da Marinha Grande que participámos na inesquecível festa que foi a JMJ Lisboa 2023,  que ficará para sempre gravada nas nossas memórias e corações, reencontrámo-nos e fizemos festa. Participámos em comunidade à volta da mesa na Eucaristia, fortalecendo o espírito e os laços de fé que nos unem em nome de Jesus, demos graças pelo dom da vida da nossa querida Irmã Susana e depois fortalecemos o estômago e a amizade num pequeno jantar partilhado.

Os 14 jovens e 8 adultos presentes jantámos, vimos futebol, conversámos, rimos, fizermos partidas uns aos outros, revivemos em fotos e nas conversas uns com os outros um conjunto de momentos vividos em ambiente de verdadeira amizade, espírito de partilha e de muita alegria.

TODOS fomos convidados a dar voz aos momentos que mais nos marcaram naqueles intensos, únicos e vibrantes 6 dias de festa.

A chegada do Papa, o podermos vê-lo ali tão perto, ouvi-lo; a participação em oração com aquela Via Sacra super bem encenada, com uma enorme carga emocional e assente em belíssimos textos com testemunhos reais fantásticos de pessoas como nós; o silêncio ensurdecedor de um milhão e meio de jovens; o andar de carrinho de choque, o comer farturas e a diversão que isso nos causou; a beleza da última noite no Parque Tejo o adormecer debaixo das estrelas e o acordar com o sol a nascer ao som de música vibrante que não deixou ninguém mal disposto às 7h da manhã; a participação nas catequeses do Rise Up nas paróquias e os jovens estavam muito entusiasmados porque alguns deles puderam participar ativamente com os seus testemunhos e experiências de vida. Tudo isto e muito mais não deixou NINGUÉM indiferente a esta experiência, independentemente das expetativas e da idade.

No rescaldo desta atividade do dia 08, o que sobressaiu foi o encontro e a partilha. Esperamos que este tenha sido o primeiro de muitos momentos de convívio e troca de experiências humanas, sociais e de fé deste pequeno grupo de jovens diferentes nas idades, nos modos de ser e pensar, nos sonhos e nos seus percursos de vida social e cristã, mas que no encontro alegre uns com os outros encontram Jesus Ressuscitado e seguindo-o querem ir mais além.

Para já estamos todos motivados para, seguindo a indicação do Papa Francisco, nos levantarmos, especialmente do sofá, e fazermos uma viagem de autocarro até Lisboa à zona de Belém, onde durante a JMJ decorreu a “Cidade da Alegria”. Na altura, por motivos diversos, não foi possível explorar. A “cidade da Alegria” já foi desmontada, mas nós podemos levar alegria à cidade.

 Ficou também agendado um outro encontro para o qual estes jovens foram desafiados a pensar se querem verdadeiramente comprometer-se com um projeto comum. Pedimos-lhe que trouxessem ideias simples, concretas, objetivas e realistas e que convidassem amigos para  juntos o desenharmos com o objetivo de TODOS podermos fazer um verdadeiro caminho de crescimento humano assente no encontro com eles próprios, com os outros e com Deus.