“Hoje é um dia muito especial.
Todos nós fizemos um caminho de aprendizagem, de criar relação com Jesus, reforçando a nossa fé e união com Ele e entre as nossas famílias.
Neste dia especial, tão esperado, agradecemos a Deus por esta caminhada, e pela bênção da primeira comunhão dos nossos filhos.
Ao receber a Hóstia Consagrada, que é Corpo de Jesus, Jesus fica em nós, reforça a sua morada no nosso coração, alimentando os nossos pensamentos e as nossas ações na fé, na bondade e no amor.
Que o dia de hoje reforce o nosso compromisso com Jesus. Que o encanto da sua palavra divina ilumine sempre as nossas vidas, e o seu Corpo alimente a nossa fé guiando-nos pelo melhor caminho e ajudando-nos a ser melhores pessoas e a fazer o bem todos os dias.”
Foi assim, que no passado domingo, na Eucaristia das 9h30 em Picassinos se deu início à celebração onde 15 crianças receberam pela primeira vez a primeira comunhão, 2 delas também o sacramento do baptismo, tal como o irmão de uma outra menina que fez a primeira comunhão.
Foi uma celebração tranquila e muito alegre. A igreja estava bonita. A celebração foi preparada com gosto e entusiasmo. Já na semana anterior, foi muito bonito e emocionante ver estas crianças e famílias viverem o sacramento da reconciliação.
As crianças estavam excitadas e emocionadas e os pais nervosos. Mas saíram de lá com grandes sorrisos e uma ou outra lágrima que às vezes é precisa para nos deixar em paz e com o coração mais livre. Esperamos que este momento tenha sido o primeiro de muitos, de aproximação a este Deus que não nos condena, que não nos aponta o dedo. Mas que nos acolhe na nossa fragilidade, na nossa fraqueza, na nossa tristeza e desilusão. E que como pais saibamos transmitir este amor e este perdão incondicional aos nossos filhos.
Para quem esteve de fora do sacramento foi muito bonito ver a vossa alegria e o vosso testemunho aos vossos filhotes.
No dia da celebração era visível nos olhos das crianças a alegria, o entusiasmo e o desejo de quererem comungar pela primeira vez e ficar com Jesus no seu coração desta forma tão única e especial. Eles estavam muito felizes. Mas não eram só eles. Nos olhos dos pais via-se o brilho da felicidade e no sorriso dos lábios o orgulho de verem os vossos filhos darem este grande e belo passo na fé e na amizade com Jesus. Amizade esta que agora se torna muito mais especial.
Todos os momentos da Eucaristia foram belíssimos, com sentido e verdadeiramente vividos. Mas sabem o que é que me fez transbordar o coração foi a vossa presença e acompanhamento no momento da comunhão. O testemunho dos pais da transmissão da fé, daquilo em que acreditam. Uns mais reticentes, outros menos, mas acompanharam os vossos filhos. Uns comungaram, outros receberam apenas a bênção, mas pai e mãe e nalguns casos os irmãos, foram todos comungar. E estes momentos são inesquecíveis:
É nesta alegria das crianças, das famílias, nos seus sorrisos, na sua participação na missa com a comunidade e nesta festa que é a Eucaristia e hoje de forma especial que encontramos verdadeiramente Jesus vivo entre nós e em nós.
Deixamos aqui alguns testemunhos de famílias sobre este dia:
“De coração cheio recebemos Jesus no nosso coração.”
“Foi uma festa em que recebemos Jesus em família com muito amor e luz para encaminhar as nossas vidas na nossa missão com a igreja.”
“Foi um dia muito feliz e muito lindo! A emoção foi tanta e foi muito bom receber Jesus pela primeira vez!”
“Recebemos Jesus com muita alegria, paz e luz nos nossos corações.”
“O dia em que o meu filho recebeu Jesus foi um dia Inesquecível e emocionante “
“Foi um reforço de ter Jesus no coração um momento de união em família.”
“Com a primeira comunhão, aprendemos mais uma oração, recebemos a confissão e Jesus no nosso coração!”
“A primeira comunhão foi um momento abençoado e repleto de luz para todas as famílias. As crianças fortaleceram a fé e a união com Jesus. Todos nós sentimos uma grande emoção nesta celebração.”
“Foi um dia mágico em família e em que fortalecemos os laços com Jesus.”
“Foi um dia especial ,com muita alegria a família junta para celebrar a primeira comunhão com muito amor e gratidão”
Queremos agradecer aos nossos padres o apoio e colaboração para a celebração, aos catequistas, às famílias que se esforçaram bastante para tornar este momento inesquecível, aos acólitos e ao coro. Todos tornaram esta festa muito mais bonita e especial.
E como alguns pais referiram: vamos continuar a caminhar e descobrir outras maravilhas de Deus à nossa volta e na sua Palavra para continuarmos a nossa caminhada como verdadeiros discípulos do seu AMOR.