Preparação para o Crisma- Paróquias Marinha Grande e Maceira

No passado dia 9 de novembro, os grupos do 10.º ano de catequese da Paróquia da Marinha Grande, do Casal de Malta e de Picassinos estiveram, juntamente com os grupos do 10º. ano da Paróquia da Maceira, num  Encontro de preparação para o Crisma, no Seminário de Leiria. Nesse dia o Seminário de Leiria tinha também e em paralelo uma atividade designada de Open Door 24, cujo objetivo era dar a conhecer o Seminário.

O encontro teve início pelas 14 horas, com uma dinâmica/ jogo quebra-gelo para que todos se pudessem conhecer. Verdadeiramente, não há nada como um jogo tradicional do Lencinho, que já existia no tempo das Aparições de Fátima e que até os três pastorinhos jogavam.

Posteriormente os crismandos foram encaminhados para as salas onde decorreram as atividades temáticas: Quem é o Espírito Santo?, Os  Dons do Espírito Santo e A Confissão.

Ao longo da tarde, naqueles corredores que nos foram destinados ouviram-se vozes e gargalhadas, e o encontro de jovens que entre eles diziam: “Tu também estás aqui?”. Houve bastante interesse e participação ativa dos jovens crismandos nas atividades propostas, tendo sido possível proporcionar a partilha de experiências entre paróquias e centros de catequese bem como de dinâmicas.

Ao final da tarde, início da noite houve um jantar partilhado bastante animado, em que estiveram presentes pais e outros membros das famílias dos crismandos. Foi um momento de descontração e sobretudo de saciar, não só a fome de conhecimento, mas também a fome de alimento.

Após este momento de convívio deu-se início na Igreja do Seminário à Vigília prevista no programa do Open Door 24 com a presença do Bispo de Leiria- Fátima, D. José Ornelas. Este momento proporcionou introspeção e sobretudo um momento de Fé em família, que tantas vezes nos é difícil de proporcionar.

 

Como catequista para mim este dia foi um misto de emoções: nervosismo, stress, felicidade, orgulho, e sobretudo carinho por todos os que estiveram presentes e proporcionaram este momento, que foi muito importante na vida destes crismandos. 

Alguns testemunhos sobre este dia:

“Sinto que o encontro de sábado foi uma experiência muito interessante, pois permitiu-me interagir com colegas, de outros lugares, que também seguem este caminho da descoberta de Deus”  (Beatriz Francisco).

 

“Para nós pais, família, a atividade de sábado foi uma agradável surpresa. É de agradecer a forma como nos sentimos envolvidos,  acolhidos num encontro destinado aos nossos filhos, desde a partilha da refeição à vigília em si, uma cerimónia singela, mas com uma riqueza enorme. À organização, envolvidos e catequista os nossos sinceros agradecimentos” (Tânia e Nuno Francisco).

“Na experiência do dia de sábado, o que mais gostei foi poder ouvir e trocar ideias sobre o que é o Espírito Santo e os seus respetivos dons. Não tenho nada a apontar de negativo, foi um momento muito especial” (Matilde Borges).

                                                                                         Gracinda Mateus

 

 

 

 

Compartilhar