Comunicado

Estes dias em que surge como pandemia o COVID-19, a Igreja deve assumir o seu papel de responsabilidade cívica. Todos nós devemos estar à altura do desafio que temos e assumirmos o nosso papel de responsabilidade social e de cuidado com a vida e saúde uns dos outros, sobretudo dos mais vulneráveis.
Nesse sentido, a nossa vigararia da Marinha Grande decidiu cancelar todas as actividades pastorais excepto a celebração da Eucaristia e reuniões de pequenos grupos, com os devidos cuidados e precauções.
No entanto, convidamos a que se procure encontrar o sentido espiritual que estas limitações nos impõem como oportunidade de aprofundamento do sentido da caridade fraterna e aproveitar o tempo disponível para o fortalecimento da vida interior.

Continuaremos a ter a celebração das Missas nos horários e locais habituais, tendo em atenção as recomendações já apresentadas pelas autoridades civis.

Manteremos também as reuniões que envolvam número reduzido de pessoas, como por exemplo as reuniões do Retiro Popular, adoptando as medidas que são recomendadas: os contactos sociais (cumprimentos), manter alguma distância uns dos outros, lavar frequentemente as mãos, e sentindo algum indício de doença não deve participar em qualquer atividade... 

Acolhamos que as pessoas que pela saúde, ou idade avançada, possam ficar em casa mesmo não participando na eucaristia. Poderão acompanhar pelos meios de comunicação social.

Informamos ainda que fica cancelada a visita aos doentes que estava já programada , para defesa destes irmãos que serão mais vulneráveis e das suas famílias e possíveis visitadores. Oportunamente faremos essa visita e estaremos junto dos nossos irmãos doentes. Para já vamos continuar a tê-los presentes nas nossas orações. 

A atividade "24 horas para o Senhor" continua marcada. Se houver necessidade de a cancelar oportunamente o faremos.

Deixamos aqui o link para a informação da nossa Diocese