No seguimento do que publicámos ontem e do que foi avançado esta manhã pela Conferência Episcopal Portuguesa, também as celebrações da Eucaristia serão canceladas até nova indicação.
As demais celebrações sacramentais, como batismos, casamentos, penitência, unção dos doentes, quando não é possível adiamento e em situação de emergência, devem fazer-se, mas com as devidas precauções e só para os familiares próximos.
Quanto aos funerais, recomenda-se a contenção na participação das pessoas, faremos uma breve celebração exequial no cemitério em vez de ir à igreja.
Quanto aos mais aspetos pastorais, atenda-se às indicações da nota pastoral e das normas do seu anexo.
Procuremos incentivar as pessoas e as famílias a fazerem leitura da Palavra de Deus e oração em família, como se diz no comunicado da Conferência Episcopal.
Acompanhemos as celebrações da Eucaristia nos vários meios de comunicação social. Desafiamos a que as nossas famílias possam encontrar um tempo privilegiado para a oração familiar no impedimento de participar na Eucaristia.
Confiamos à intercessão de Nossa Senhora de Fátima, mãe de misericórdia, a súplica a Deus que nos livre de todo o mal, dê sabedoria e ajude a combater a epidemia que aflige quase todo o nosso mundo.