Caríssimos diocesanos,
No seguimento da minha comunicação do passado dia 29 de setembro (cf. Prot. Nº P2023-159)
tenho o gosto de enviar o Programa Pastoral do triénio, que estamos a iniciar (2023-2026), que contém os processos, metas e objetivos de transformação da nossa Diocese, bem com a Carta Pastoral “Pelo batismo, somos Igreja viva e peregrina”, que o fundamenta.
Façamos memória agradecida e celebremos com alegria o dom do Batismo que todos nós recebemos.
Por ele, Deus Trindade Santíssima fez repousar sobre cada um/a de nós todos os “Seus sonhos” e revestiu-nos com a ternura e a misericórdia da filiação divina. A cada um/a de nós Deus Pai disse no dia do nosso Batismo: “tu és a minha filha muito amada”, tu és o meu filho muito amado” …
Na força do Espírito Santo, vivamos a Vida nova que o Filho de Deus partilhou connosco sobre a Cruz, fazendo-nos seus irmãos e convidando-nos a construir a fraternidade universal com todos os homens e mulheres de boa vontade.
Esta Carta Pastoral pretende provocar uma reflexão que nos leve, ao longo deste triénio, a ter bem presente os fundamentos do batismo e a fixar caminhos e metas que orientarão a nossa ação no caminho sinodal de conversão pessoal e pastoral, em que toda a Igreja está envolvida.
Confio à vossa oração este nosso projeto pastoral diocesano para os próximos três anos e peço a cada um vós, segundo a graça recebida, a colaboração necessária para a sua concretização.
Junto do sucessor de Pedro e ao serviço do ministério petrino, pelo qual Francisco preside na caridade à comunhão de todas as Igrejas, asseguro-vos a minha oração por todos e cada um.
Rezai vós também por mim e pelo bom êxito dos trabalhos sinodais.
Com fraterna estima no Senhor Ressuscitado,
D. José Ornelas Carvalho