Ao iniciar o tempo da Quaresma, partilhamos algumas notas sobre elementos chave para uma boa e frutuosa vivência Quaresma.
CONVERSÃO
Dá a mão a Jesus e deixo-te conduzir ao deserto onde Ele se quer encontrar contigo.
Ali, naquela imensidão não tens nada que te distraia, nada para veres ou ouvires, e assim, podes recolher-te e examinares a tua vida.
Vai percebendo, conduzido pelo Espírito Santo, aquelas coisas que estão mal na tua vida, as tuas fragilidades, as tuas fraquezas, aquelas coisas que te fazem cair, e que depois a tua consciência te faz querer emendar.
Não te preocupes com coisas grandes, porque essas tu conhece-las bem, e podes identificá-las sem grande dificuldade, corrigindo-as sem grande esforço.
Detém-te naquelas pequenas coisas, aquelas que quase não parecem erradas, quase não parecem pecado, e reconhece humildemente que são essas aquelas em que cais com mais facilidade e repetes quase continuamente.
Enumera-as para ti mesmo e, olhando para Jesus que está ao teu lado nesse deserto que vives neste momento, coloca-as nas Suas mãos e arrependido pede perdão.
Pede, sobretudo, ao Espírito Santo que te dê forças para venceres essas fraquezas, essas fragilidades.
Pede-Lhe mesmo, como criança ao Seu colo, que Ele te avise antes de caíres, para poderes estar bem atento e resistires a essas tentações.
Sim, tu sabes que vais cair mais umas vezes, mas Ele toma-te pela mão, aperta-te junto ao peito e diz-te suavemente: Eu sei, meu filho, eu conheço-te. Por isso te digo, a tua conversão é viveres para fazer a minha vontade.
Joaquim Mexia Alves