Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, Segundo Domingo do Advento - Ano C

Este texto do segundo domingo do advento coincide com a Solenidade da Imaculada Conceição, e que texto melhor para nos lembrar o significado do advento!

Neste Evangelho que nos conta a vinda do anjo Gabriel para anunciar a Nossa Senhora que ela tinha sido a eleita pode fazer-nos lembrar de várias coisas:

A primeira sem dúvida que é o poder que Deus tem: só nesta passagem temos dois milagres! A imaculada Conceição de Maria e a gravidez da sua prima , Isabel, a que achavam estéril! Estes milagres não só mostram o poder de Deus como o quão bondoso Ele é! Os milagres d’Ele são de criação, para trazer o bem a todos.

Uma coisa muito importante que acontece neste evangelho é a resposta que Maria dá ao anjo. Foi o sim de Maria que proporcionou a vinda de Jesus ao mundo!! Será que nós dizemos que sim aos desafios que nos são postos no dia à dia?? Se calhar nem sempre…

Todos sabemos que o advento é o tempo de nos prepararmos para a vinda do menino Jesus. Descoramos as nossas casas, planeamos a nossa ceia, compramos presentes… Isto tudo nos sabe bem fazer, e pode fazer parte do nosso advento, mas o ponto chave é mesmo o menino Jesus. Quando ele veio ao mundo através da Virgem Maria, não tinha conforto quase nenhum. Se não fossem as palhinhas da manjedoura nem como se abrigar do frio tinha!

E hoje em 2024? Aonde é que ele vem? Aos nossos corações claro! E lá, vai ter conforto? Como podemos preparar os nossos corações para o receber?

Lembram-se do sim de Maria? É assim que preparamos os nossos corações. A dizer que sim, a servir, a ser amigos, a amar. Porque Jesus, já crescido, disse “tudo o que fazeis a algum desses meus pequenos irmãos, a mim o fizeram”; vamos por isso fazer um esforço este advento e preparar o nosso coração aprendendo a servir como Maria.

7º ano da catequese da Marinha Grande