No seguimento da atividade “Surfistas do Amor”, promovida pelos Samaritanos em abril, em consequência do desafio do Papa Francisco, no dia 6 de junho, o Espírito Santo voltou a so- prar no Estabelecimento Prisional de Jovens em Leiria.
Quatro jovens reclusos foram chamados pelo Senhor ao Batismo e ao Crisma, tornan- do-se veículos do Seu amor. Com coragem e um coração cheio de alegria, disseram “sim”. O Senhor olha para o coração das pessoas e não para as suas fragilidades, como dizia D. José Or- nelas na homilia: “Quem nunca pecou que atire a primeira pedra...”. O caminho destes jovens não foi fácil. Nestes meios, é preciso ter cora- gem para se afirmar como seguidor de Cristo. Apesar de alguns obstáculos encontrados, com a ajuda dos Samaritanos, estes jovens foram construindo o caminho para o Senhor. AReclusos foram batizados e crismados tarefa que recai sobre eles vai exigir muita fé e perse-
verança. É com os jovens que a ação da Igreja se rejuvenesce e dinamiza, mobilizando todos aqueles que desejam encontrar-se com o Se- nhor – o Caminho, a Verdade e a Vida. Cabe aos Samaritanos acompanhar, apoiar e ajudar estes jovens a cumprir o que prometeram.
Na sequência do reconhecimento da ação dos Samaritanos junto deles, um recluso agra- ciou-nos com uma oferta monetária que nos sensibilizou.
Somos uma Igreja em crescimento.
No fim da cerimónia, todos, desde as chefias do estabelecimento aos guardas prisionais, in- cluindo amigos, familiares e os Samaritanos, promoveram uma linda festa de convívio.