Festa da Senhora Aparecida

A nossa Paróquia tem acolhido um grande número de imigrantes brasileiros que de um modo especial se têm inserido activamente.

Apresentam-se, notam-se já em grande número nos banco da igreja,  oferecem-se para voluntários, ajudam na festa, na catequese, trazem consigo a sua cultura e experiência que por vezes nos deixa surpresos, como quando há uns meses um casal pediu se podia apresentar o seu filho à comunidade.
(Achámos, o padre Jorge e o padre Patrício, que era para baptizar a criança porque não temos por hábito fazê-lo, mesmo que o ritual do baptismo proponha esse momento(!).)

Todos nós temos família que emigrou e conhecemos bem a realidade de quem procura um cheiro familiar longe de casa. Nós temos comunidades portuguesas em França, na Alemanha, que cuidam de Paróquias onde a “língua oficial”é o Português.

O ano passado surgiu a ideia de ter um dia dedicado à Nossa Senhora Aparecida.

Ficou prometido para o dia 12 de Outubro, sem termos percebido na altura que iria chocar com a festa da Padroeira, pelo que se ajustou para o dia 26 de Outubro.

Não será uma festa com arraial, mas um pequeno momento de oração e de apresentação desta devoção, que de resto é profundamente ligada à história de Portugal e à religiosidade popular.

Apesar de lhe chamarmos sempre Senhora da Aparecida, é a Senhora da Conceição Aparecida.

Assim faremos uma pequenina apresentação às 21h00 na igreja Paroquial, seguida de momento de oração.

Será, assim o esperamos oportunidade de enriquecimento espiritual e cultural, mas ao mesmo tempo oportunidade de fazer com que esta porção do povo de Deus se sinta acolhida e em casa.