little-girl-cross-ceremony-baptism-baptizing-child.jpg

Esperamos que pelo menos um dos pais seja crente e membro ativo na comunidade de fé (reza na comunidade, participa nas eucaristias, confessa-se, etc.) e que acompanhe a criança no crescimento na fé e na comunidade, ensinando a amar a Deus e a amar os outros, a evitar o mal e a orar em família.

Esperamos que pelo menos um dos pais compreenda que o batismo não se celebra por tradição, por cultura, por vontade dos avós, para afastar doenças ou atrair sorte. Mas para iniciar um caminho de discipulado na Igreja. Isto é, crescer na amizade com Jesus, inserido numa comunidade. Por esse motivo, o batismo é uma celebração pública.

Assim, esperamos que os pais compreendam que a Paróquia não é um “self-service” de batismos, que serve imediatamente cada “cliente”, à velocidade pretendida, no dia e hora desejados. Administraremos o batismo se os pais e padrinhos estiverem devidamente preparados, como nos sugere o Papa (Código de Direito Canónico, 836, 843 e 851). Assim, propomos a todos os pais que experimentem o Curso Alpha, mesmo antes da marcação da data do batismo.

Quando os pais têm dúvidas de fé ou não são membros da comunidade de fé, devem considerar seriamente adiar o batismo, até se sentirem prontos para assumir a responsabilidade do batismo ou que a criança possa decidir seguir Jesus por si mesma.