catequese_paroquial_2017-02-1.png

Catequese Paroquial 2023

Os últimos anos foram, indiscutivelmente, marcados pela pandemia, pela incerteza da guerra no munfo, e por todo um enorme conjunto de novidades, percalços, e desafios que nos foram obrigando a reagir de forma criativa, mas ao mesmo tempo, foram uma grande oportunidade de refletir no que é essencial.

Foi necessário perceber o que é vital na nossa pastoral, qual o centro da nossa missão e o que somos chamados a alcançar.

Na catequese, foram feitas várias alterações, que a todos deixaram desconfortáveis. A novidade é sempre assim. Mas, na verdade, a mudança aconteceu como uma imposição. Olhando agora para trás, com algum tempo para refletir e avaliar, comparamo-los àquele momento em que algumas aves empurram as crias para fora do ninho, para aprenderem a voar.

Aquele gesto, aparentemente tão violento, obriga a bater asas e voar. E não é que somos mesmo capazes de voar? Cada um com o seu ritmo e com as suas dificuldades. Mas somos capazes. E somos capazes de mais. E somos melhores do que pensávamos. E, não tardará, a que se concretize numa outra novidade: é possível ir mais longe, mais alto e mais rápido. O mundo é bem maior e bem diferente do que parecia dentro do ninho.

Da resistência inicial, passando pelos sobressaltos das reuniões Zoom, a catequese familiar foi ganhando espaço nas famílias. Pais e filhos fizeram novas descobertas em conjunto. E os pais descobriram que não precisam caminhar sempre à frente dos filhos, ter as certezas todas e saber todas as respostas. É possível (e saudável!) aprender juntos, colocar as mesmas questões e procurar respostas que satisfaçam crianças e adultos, e assim, crescer na fé, no encontro com Deus.

Este ano fomos surpreendidos até com pedidos envergonhados de pais que querem fazer a sua primeira comunhão, não apenas porque os filhos fazem, mas porque neles cresceu esse desejo de caminhar lado a lado. Começamos a ver vidas transformadas!

Aquilo a que nos propusemos o ano passado, começou a dar frutos:

“Na sua raiz a catequese é uma ferramenta que auxilia os pais a cumprir aquilo a que se comprometeram no dia do batismo dos seus filhos: a educá-los na fé cristã. A catequese para além deste auxílio/apoio /complemento é um local de celebração e vivência de fé onde as crianças e os adolescentes se encontram, consigo, com Deus e com os outros.

Nos últimos anos tem crescido o desejo de envolver mais os pais, não só no sentido de os responsabilizar pela educação dos seus filhos, como se diz no dia do batismo, mas sobretudo fazer com que pais e filhos cresçam juntos na Fé! A catequese não é exclusividade da infância ou da adolescência! É algo que pode beneficiar todas as faixas etárias. É uma experiência que caminha connosco ao longo da vida e que é sentida e vivida por cada um de forma diferente ao longo das várias etapas da vida.”

É verdade que tem sido uma experiência nova, desafiante e também um bocadinho assustadora, até para os catequistas. Estamos a criar um caminho novo com o qual apenas ousávamos sonhar. Vamos aprendendo, passo a passo, na partilha o melhor caminho para que o cada vez mais a Paróquia seja uma comunidade de Discípulos Missionários “apaixonados” por Jesus Cristo que toca corações e transforma vidas.