Questões importantes acerca do baptismo do vosso filho

1 - O Batismo é o primeiro sacramento da Iniciação cristã, «o pórtico da vida no espírito e a porta que dá acesso aos outros sacramentos» (Catecismo da Igreja Católica 1213).

2 - Para a celebração do Batismo de uma criança, o mais importante é a conveniente e cuidada preparação dos pais, familiares e padrinhos que solicitam o sacramento da Vida em Cristo e incorporação na Igreja/ comunidade dos batizados.

3 - Com o declínio do catecumenato, decresceu o apadrinhamento que, depois do séc. VI, assumiu um carácter individual e jurídico, com evidente perda de sentido eclesial. Escolhidos mais por razões de conveniência, eram os padrinhos quem levava a criança recém‐nascida à Igreja para o Batismo enquanto os pais, especialmente a mãe, se abstinham de tomar parte na celebração. O novo Ritual do Batismo voltou a pôr em relevo a função insubstituível dos pais e de toda comunidade cristã. São os pais e não os padrinhos que apresentam a criança ao Santo Batismo.

4 - Os padrinhos, agora com menos relevo e evidência no processo celebrativo do Batismo, hão de ajudar os pais da criança batizada no cumprimento da sua missão de educadores da fé. Por essa razão devem ser designados pelos pais ou quem de direito, considerando especialmente a idade, proximidade, formação vida cristã, de forma a que sejam capazes de influir eficazmente na educação cristã do que vai ser batizado. Requer-se para tal que tenham feito a iniciação cristã (Batismo, Eucaristia e Confirmação) e não se encontrem em situação canonicamente irregular (apenas casados civilmente ou a viver em união de facto…) ou vivam notoriamente afastados da Igreja.

5 - O Batismo deve realizar‐se, sempre que possível, numa celebração da própria comunidade paroquial

Para qualquer esclarecimento estamos disponíveis no cartório paroquial.

Pode encontrar aqui os documentos necessários para a marcação do baptimo.

A partir do ano pastoral 2020/2021, num esforço de dar a devida importância e devida dignidade à celebração do batismo, decidimos realizar os baptismos todas as semanas na eucaristia dominical, havendo ainda a possibilidade de alguns sábados.
Ao Domingo os baptismos ficam limitados a 2 famílias por celebração.

É importante agendar também a reunião de preparação do baptismo.

Download do formulário tradicional para ser impresso e preenchido à mão e entregue no cartório

Se se sentir à vontade para o fazer, pode aceder à plataforma on-line onde fazemos a gestão do cartório e pode registar-se como Paroquiano e a partir daí fazer o seu pedido de baptismo, casamento, inscrição na catequese, etc, clique aqui em www.aparoquia.com e clique no Portal de Paroquianos.

Faça download e preencha o PDF directamente, imprima, entregue no Cartório ou mande por e-mail

Veja aqui as datas para batismo e preparação:

As novas tecnologias facilitam os processos e a comunicação, mas não substituem a conversa e o encontro pessoal. A Paróquia da Marinha Grande tem feito um esforço para facilitar a comunicação, mas não queremos perder o contacto.

Facilitamos a entrega da informação, mas não dispensa a entrevista pessoal com a família, seja no horário de atendimento do cartório, seja por marcação.