Participar na Jornada mundial da juventude

Durante uma semana, os jovens de todo o mundo serão acolhidos em paróquias, casas de famílias e em instalações públicas, como escolas, pavilhões, entre outros espaços coletivos.
Além dos momentos de oração, partilha e lazer, os jovens inscritos participam em várias iniciativas organizadas pela equipa da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em diferentes locais da cidade que a acolhe. Os pontos altos da jornada são as celebrações (atos centrais) que contam com a presença do Papa, tais como a cerimónia de acolhimento e abertura, a via-sacra, a vigília e, no último dia, a missa de envio.

As inscrições para participar na JMJ de Lisboa de 2023 já começaram!

Marinha Grande a caminho da JMJ!

A Marinha Grande já conta com um grupo de 43 jovens e adultos inscritos!

Rezemos para que esta experiência seja incrível e transformadora!


DIAS NAS DIOCESES

Os Dias nas Dioceses (DnD) são uma proposta feita aos jovens nos dias que antecedem a JMJ, para viver uma experiência de partilha numa diocese do país diferente das dioceses de acolhimento na JMJ. Os DnD acontecem de 26 a 31 de julho de 2023 e esta semana será uma oportunidade para toda a comunidade participar na jornada, como família de acolhimento e voluntários.

VOLUNTÁRIO

Nos Dias nas Dioceses as paróquias de acolhimento são responsáveis por garantir alimentação, transporte, alojamento e programa cultural e espiritual para os peregrinos estrangeiros.
A nossa paróquia vai acolher 650 peregrinos, o que exige muita preparação e toda a ajuda será bem-vinda. Um voluntário nos DnD poderá realizar atividades como: acolher e dar informações úteis, distribuir comida, serviços de logística, limpeza, encaminhamento para espaços, serviços técnicos, serviços de saúde, entre outras ações.  

Pode inscrever-se como voluntário aqui:

FAMÍLIA DE ACOLHIMENTO

A nossa paróquia será Paróquia de Acolhimento durante estes dias e os jovens ficarão alojados em famílias de acolhimento e em espaços coletivos. Esperamos que toda a comunidade se una para ajudar a receber os peregrinos.

O que se pede a uma Família de Acolhimento?

Uma família que deseje acolher jovens na sua casa deve garantir: condições de dormida (cama, colchão ou sofá-cama onde os jovens possam descansar); o pequeno almoço de cada dia; pontualmente, alguma refeição principal.

A família tem de garantir a deslocação dos jovens?

É desejável que uma Família de Acolhimento possa levar e buscar os jovens, diariamente, ao início e ao fim do dia, a um local definido pela paróquia. Se não o puder fazer, certamente que se encontrarão soluções na paróquia ou nos vizinhos.

Quantos jovens posso receber em minha casa?

Uma família pode receber desde 2 até ao número de jovens que tiver capacidade para acolher. A Família de Acolhimento informa ainda se pretende receber rapazes ou raparigas.

E se não soubermos falar inglês ou a língua dos jovens?

Não saber inglês ou outra língua estrangeira não é impedimento para receber jovens em casa. A experiência de jornadas anteriores mostra que o diálogo é sempre possível.

 
«Onde nos envia Jesus? Não há fronteiras, não há limites: Ele envia-nos a todos. O Evangelho não é para alguns, mas para todos» (CV 177).
— Papa Francisco na Exortação Apostólica Christus Vivita citação