24 horas para o Senhor

Aproxima-se uma vez mais a iniciativa proposta pelo Papa Francisco das “24 horas para O Senhor”, onde todas as Igrejas, são desafiadas a “permanecer abertas durante um dia inteiro, a fim de oferecer aos fiéis e peregrinos a ocasião de parar a qualquer momento em adoração e a oportunidade de se confessar”.

Parece-nos oportuno recordar o fundamento e o contexto que estiveram na origem desta iniciativa, para que possamos compreender bem os objetivos que o Papa sonhou.

A iniciativa remonta ao Jubileu da Misericórdia do ano 2015 com a Bula Misericordiae Vultus – O Rosto da Misericórdia - Bula de proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia (pode ser lida aqui).

Citamos alguns parágrafos que nos recordam o contexto deste ano jubilar:

“Precisamos sempre de contemplar o mistério da misericórdia. É fonte de alegria, serenidade e paz. É a condição da nossa salvação. Misericórdia: é a palavra que revela o mistério da Santíssima Trindade. Misericórdia: é o acto último e supremo pelo qual Deus vem ao nosso encontro. Misericórdia: é a lei fundamental que mora no coração de cada pessoa, quando vê com olhos sinceros o irmão que encontra no caminho da vida. Misericórdia: é o caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação do nosso pecado.

(...) Voltam à mente aquelas palavras, cheias de significado, que São João XXIII pronunciou na abertura do Concílio para indicar a senda a seguir: « Nos nossos dias, a Esposa de Cristo prefere usar mais o remédio da misericórdia que o da severidade. (…) A Igreja Católica, levantando por meio deste Concílio Ecuménico o facho da verdade religiosa, deseja mostrar-se mãe amorosa de todos, benigna, paciente, cheia de misericórdia e bondade com os filhos dela separados .

(...) A Quaresma deste Ano Jubilar seja vivida mais intensamente como tempo forte para celebrar e experimentar a misericórdia de Deus. Quantas páginas da Sagrada Escritura se podem meditar, nas semanas da Quaresma, para redescobrir o rosto misericordioso do Pai! 

(...) “A iniciativa «24 horas para o Senhor», que será celebrada na sexta-feira e no sábado anteriores ao IV Domingo da Quaresma, deve ser incrementada nas dioceses. Há muitas pessoas – e, em grande número, jovens – que estão a aproximar-se do sacramento da Reconciliação e que frequentemente, nesta experiência, reencontram o caminho para voltar ao Senhor, viver um momento de intensa oração e redescobrir o sentido da sua vida. Com convicção, ponhamos novamente no centro o sacramento da Reconciliação, porque permite tocar sensivelmente a grandeza da misericórdia. Será, para cada penitente, fonte de verdadeira paz interior.

Não me cansarei jamais de insistir com os confessores para que sejam um verdadeiro sinal da misericórdia do Pai. (...) Cada confessor deverá acolher os fiéis como o pai na parábola do filho pródigo: um pai que corre ao encontro do filho, apesar de lhe ter dissipado os bens. (...) Em suma, os confessores são chamados a ser sempre e por todo o lado, em cada situação e apesar de tudo, o sinal do primado da misericórdia.”

A nossa paróquia juntar-se-á a esta iniciativa, com o programa que abaixo apresentamos e muito focados na preocupação essencial: a oração, a ideia simples de uma igreja aberta e disponível para adoração/oração e de modo muito especial a oportunidade de se reconciliar.

Neste sentido, haverá, como é hábito, uma equipa responsável pela presença/animação de cada hora, mas haverá muito mais espaço para o silêncio, contemplação e confissões. 

Não há muito tempo o nosso amigo José António, Ministro Extraordinário da Comunhão partilhava connosco uma certa frustração/preocupação em relação aos nossos momentos de oração: “parece que só sabemos rezar com papéis, já não deixamos que Ele fale connosco e é como se tivéssemos vergonha de falar livremente com O Senhor Jesus”.

Procuraremos que as horas sejam vividas com serenidade, sem algazarra. Teremos certamente os nossos esquemas, mas sempre como ferramenta para a interioridade. De modo especial neste tempo da Quaresma, o exame de consciência, a meditação da Paixão serão bons exercícios que nos ajudarão certamente na contemplação do mistério da Eucaristia e sempre, sempre, diálogo filial e aberto com o Senhor.


Sexta-feira 08 de Março
18h00 - Via Sacra
19h00 - Eucaristia
20h00 - Cursilhos de Cristandade
21h30 - Oração Shemá
23h00 - Grande Silêncio, com a possibilidade de confissões

Sábado 09 de Março
00h00 - MMF
07h00 - Grande Silêncio, com a possibilidade de confissões
09h00 - Agentes de Liturgia 
10h00 - Alpha
11h30 - Grande Silêncio, com a possibilidade de confissões

14h30 - Escuteiros
15h00 - Catequese 1º, 2º e 3º anos (possibilidade de confissões)
16h00 - Eucaristia
17h00 - Catequese 4º, 5º, 6º anos (possibilidade de confissões)
17h40 - Catequese da Adolescência (possibilidade de confissões)
19h00 - Eucaristia e encerramento