Serviço de Escuta e Atendimento Espiritual

Os padres ao serviço da nossa vigararia da Marinha Grande, após o apelo de muitas pessoas, sentem a necessidade pastoral de dedicarem tempo necessário para atendimento e acompanhamento espiritual a quem precise e deseje tê-lo. Temos consciência e acreditamos que com ajuda será mais fácil discernir os sinais da vontade de Deus.

Porquê?

Da experiência pessoal, do exercício pastoral, do atendimento sacramental, do pedido por algumas pessoas, constata-se a complexidade do mundo e das suas propostas e, consequentemente a dificuldade e insegurança que todos, alguma vez, sentimos na leitura das realidades temporais à luz da fé para sabermos atuar adequada e coerentemente com o Evangelho.

Com apoio e ajuda podemos sempre ir mais além

“Um bloco de mármore não de cinzela sozinho; é necessário um escultor. Um atleta necessita de um treinador pessoal. De igual modo, uma pessoa de fé beneficiará, sem dúvida, de acompanhamento dado por um diretor espiritual. Somos todos muito suscetíveis a cair no nosso próprio engano, e nem sempre somos capazes de detetar os nossos jogos de medo ou os nossos pontos cegos.

Precisamos de alguém que nos ajude a distinguir a voz de Deus de todas as outras vozes vindas da nossa própria confusão ou das forças obscuras que estão para além do nosso controlo.
Precisamos de alguém nos encoraje quando estamos tentados a desistir de tudo, a esquecer tudo, a afastarmo-nos em desespero.
Precisamos de alguém que nos acautele quando nos precipitamos em direções incertas ou quando nos lançamos orgulhosamente rumo a um objetivo pouco claro.
Precisamos de alguém que saiba sugerir quando devemos ler ou fazer silêncio, sobre que palavras devemos refletir e o que fazer quando o silêncio cria muito medo e pouca paz”.

É missão dos sacerdotes

“Os sacerdotes, pela sua parte, sejam os primeiros a dedicar tempo e energias a esta obra de educação e ajuda espiritual pessoa: jamais se arrependerão de ter transcurado ou relegado para segunda plano muitas outras coisas, mesmo boas e úteis, se for necessário para o seu ministério de colaboradores do espírito na iluminação e guia dos chamados”

Para melhor discernir

“O aconselhamento espiritual ou direção espiritual ajuda a distinguir o “Espírito da Verdade e o Espírito do erro” (1 jo 4, 6)”
“O objetivo da direção espiritual consiste principalmente em ajudar a discernir os sinais da vontade de Deus”

Quando se procura discernir os sinais da vontade de Deus, com o auxílio do conselho fraterno, inclui-se eventualmente a consulta referente a temas de moral e prática das virtudes, e também a confidência acerca das situações que se queiram esclarecer.”

Em ambiente e atitude fraterna

“A direção ou aconselhamento espiritual dado aos leigos não quer indicar nenhuma carência ou imaturidade de sua parte, mas é sobretudo um auxílio fraterno (por parte do conselheiro) para que possam agir espiritual e apostolicamente, atuando – como autênticos discípulos de Cristo – nas realidades humanas do trabalho, da família, da sociedade política e económica, etc., para santificá-las a partir de dentro e levando sempre a própria responsabilidade e iniciativa.”

“Existem momentos na vida que necessitam de um discernimento especial e de um acompanhamento fraterno”

Vamos ter um espaço com horários definidos e num lugar preparado para o atendimento de quem sinta necessidade de partilhar preocupações, dúvidas… no sentido de melhor discernir a vontade de Deus.
Funciona às quintas-feiras das 18h às 20h num anexo da igreja da Moita que estará semanalmente um padre para este serviço de atendimento e acompanhamento espiritual. Para os interessados em melhor perceber este serviço ou pretendam dele usufruir podem levar um desdobrável que está em todas as igrejas com as explicações e pormenores de funcionamento.