“SANGUE É VIDA”

Campanha de sensibilização e recolha de sangue para dadores de sangue e /ou potenciais dadores de medula óssea

O Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, porque acredita no valor da solidariedade, tem sido, de há uns anos a esta parte, promotor de campanhas para encontrar potenciais Dadores de Medula Óssea e, também para Dadores de Sangue.

Assim vai realizar-se mais uma colheita no próximo dia 4 de março de 2024, 2ª feira, das 15h às 19h, na Escola Secundária Eng.º Acácio Calazans Duarte

Dar sangue é um dever de todos nós, pois muitas vidas dependem desse nosso gesto.

Para dar sangue terá de ser saudável, ter entre 18 anos e 65 anos (até 60 anos, caso seja a 1ª vez) e não ter levado nenhuma transfusão de sangue.

Transplante de Medula Óssea é a única esperança de sobrevivência para muitos doentes de leucemias e outras doenças do sangue. Encontrar um dador compatível é uma tarefa muito difícil, pois as pessoas são geneticamente muito diferentes. Estas doenças não escolhem idades, raças, grupos sociais,… pelo que, se hoje são eles, amanhã poderemos ser nós!

Se desejar registar-se no Registo Português de Dadores de Medula Óssea, basta sujeitar-se a uma pequena colheita de sangue, ter entre 18 a 45 anos, ser saudável, com peso superior a 50 kg e não ter levado uma transfusão de sangue desde 1980. Este tipo de colheita só se faz uma vez na vida.

Para ambas as situações, não deve vir em jejum!

Desta forma e com a ajuda de todos, poderemos salvar vidas! E há tantos anónimos que dependem da nossa solidariedade! Para cada um de nós não passa de um simples gesto, no entanto, para os doentes poderá fazer a diferença entre a vida e a morte!

Contamos consigo nesta causa!