Santos Francisco e Jacinta Marto

Francisco de 9 anos  e Jacinta Marto de 7 anos, irmãos, residentes nos Valinhos,  Aljustrel, concelho de Ourém, eram crianças iguais a tantos outros meninos e meninas do seu tempo. Pequenos, rudes e humildes instrumentos de que Maria se serve para convidar os homens a porem a sua confiança em Deus, a converterem-se e a empreenderem o caminho do bem.

Os pequenos videntes recebem um carisma mariano. Mariano porque é concedido através de Maria. Como nos disse o Papa João Paulo II na homilia da Beatificação dos Pastorinhos: “A Senhora fala-lhes com voz e coração de mãe. Convida-os a oferecerem-se como vítimas de reparação, oferecendo-se ela para os conduzir seguros até Deus.” E faz deles candeias que Deus acendeu para iluminar a humanidade nas suas horas sombrias e inquietas”.

Na altura em que os pastorinhos viveram, o mundo estava amargurado pela guerra, que semeava violência, sofrimento e morte; pela pneumónica que dizimava muitas vidas; um mundo onde a tecnologia e a ciência davam a crer segurança, liberdade, desenvolvimento e felicidade. Um mundo em que dispensava o recurso a Deus para obter soluções para os problemas da sociedade, em que a Igreja era humilhada, amedrontada e reduzida nas suas possibilidades de ação e expressão.

Olhando para este panorama atual mundial e nacional, poderíamos perguntar: o que nos separa daquele tempo?

Na “escola” de Maria as três crianças fazem uma extraordinária aprendizagem daquilo que é o amor a Deus , a Jesus, a Maria e à humanidade. Que os leva a responder, “Sim queremos”, quando Nossa Senhora pergunta: “Quereis oferecer-vos a Deus para suportar todos os sofrimentos que Ele quiser enviar-vos, em ato de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido e de súplica pela conversão dos pecadores?”. A conversão dos pecadores e a obtenção da paz para o mundo são os primeiros fins pelos quais os pequenos videntes, intercedem, mediante orações e sacrifícios, tudo por amor.

Francisco Marto morre a 04 de abril de 1919.

Jacinta Marto morre a 20 de Fevereiro de 1920.

Foram ambos beatificados a 13 de maio de 2000, numa celebração presidida pelo Papa João Paulo II em Fátima, e, canonizados a 13 de maio de 2017 (cem anos das aparições) em celebração presidida pelo Papa Francisco em Fátima: "Declaramos e definimos como santos os beatos Francisco Marto e Jacinta Marto".

Que os Santos Pastorinhos continuem a interceder por toda a humanidade junto de Deus: “Francisco e Jacinta Marto, rogai por nós!”