Abraça a Cruz

A nossa Diocese propôs às suas Vigararias um desafio para esta Quaresma que designou de “Abraça a Cruz”. Do dia 14/02/2024 ao dia 31/03/2024 passará por todas as Vigararias e Paróquias a réplica da Cruz das JMJ que foi entregue a cada uma das dioceses do país em agosto do ano passado.

Na nossa Vigararia esta Cruz estará presente de 14 a 17 de fevereiro de 2024, sendo que entre nós estará nos dias 14 e 15, seguirá  no dia 16 para as Paróquias de Pataias e Alpedriz.

Não se pretende repetir a dinâmica das JMJ mas a centrar-nos na Cruz, no que ela representa para nós cristãos, e abraçá-la , podendo este ser o mote para a nossa vivência da Quaresma deste ano. Tendo no coração e na memória a alegria, a partilha, a entreajuda, a solidariedade, a misericórdia, vivida nas JMJ e na vida que elas trouxeram às nossas vidas pessoais, comunitária, à Igreja e à sociedade em geral, vamos transpor e viver esta Quaresma no nosso dia a dia pessoal e comunitário com este mesmo espirito de serviço e missão, tal como Jesus, os discípulos e Maria que “levantou-se e partiu apressadamente”. E neste triénio que na Diocese somos convidados a redescobrir a nossa identidade como batizados, como Igreja Viva.

Estamos Todos, Todos, Todos convidados: jovens e menos jovens, movimentos, serviços, grupos que estiveram à frente das jornadas nos dias da diocese, voluntários, famílias de acolhimento, jovens e menos jovens que participaram em Lisboa nas JMJ, para aqueles que só participaram assistindo pela televisão e para aqueles que não participaram em nada.

No decurso da próxima semana daremos mais pormenores, mas:

  • Quarta feira, dia 14 Eucaristia às 21h00, onde faremos a imposição das cinzas. Para esta celebração convidamos todos a trazer um acessório das JMJ: as bandeiras das famílias de acolhimento, as t-shirts, bandeiras que tenham trocado com os jovens estrangeiros que por cá passaram.

  • Somos também convidados a trazer um alimento, neste espírito de serviço e solidariedade para com aqueles que mais dificuldades passam nos tempos que correm e que reverte a favor da Conferência S. Vicente de Paulo.
    Bens alimentares conferência S. Vicente de Paulo :

    Para crianças : Leite para bebés 1,2,3; Leite sem lactose para crianças de 1,5 anos a 3 anos; Cereais; Produtos sem lactose: Soja granulada, Cogumelos, Salsichas aves;

    Produtos não perecíveis diversos. Sendo que o que mais falta faz é azeite, óleo, massas (que não o esparguete), arroz.

  • No dia 15 pelas 21h00 teremos Via Sacra na igreja .

Contamos com TODOS para passarem a palavra e para estarem presentes.