Convocatória para a Assembleia Diocesana

Irmãos e irmãs em Cristo,

Vamos iniciar um novo ano pastoral sob o lema “Quem és tu, Senhor”, guiados pela minha carta pastoral “A alegria da fé no caminho dos jovens”. Ao longo dele, procuraremos todos ir ao encontro dos jovens, para os escutarmos e lhes possibilitarmos o encontro com o Senhor vivo que enche de alegria e confiança as nossas e as suas vidas.

Venho, por este meio, convocar os fiéis da Diocese para a ASSEMBLEIA, que terá lugar na tarde do domingo, 7 de outubro, no ginásio do Seminário de Leiria. Com ela, em comunhão visível e participação significativa de jovens, ouvindo as suas inquietações e experiências em relação à fé, celebramos juntos o Dia da Igreja Diocesana, fazemos a abertura solene do novo ano e apresentamos o tema geral e o programa comum.

Convido especialmente: os jovens, os padres, o Conselho Pastoral Diocesano, os membros dos Serviços e organismos diocesanos, as direções dos Movimentos, Associações e Instituições, os superiores ou representantes das comunidades religiosas masculinas e femininas, as direções dos Institutos Seculares e Novas Comunidades, os membros dos conselhos pastorais paroquiais, catequistas, ministros da comunhão e outros fiéis colaboradores na vida e missão desta Igreja local.

O programa será o seguinte:

15h00 | Acolhimento, painel com testemunhos e interpelações de jovens, momentos musicais;

16h15 | Apresentação da Carta Pastoral (D. António Marto);

16h40 | Momento de oração.

O programa não inclui a celebração da Missa, pois se entendeu que todos têm a possibilidade de nela participar nas suas comunidades. Recomendo, aliás, o melhor empenho na preparação, celebração e vivência da Eucaristia nesse dia, aproveitando as sugestões do Departamento Diocesano de Liturgia, que serão enviadas oportunamente.

Um evento como este testemunha a nossa união no amor de Cristo, exprime e reforça a comum pertença à mesma e grande família espiritual diocesana, promove a comunhão eclesial e imprime nos nossos corações maior sentido de corresponsabilidade na missão comum da Igreja. Reservai, pois, na vossa agenda a disponibilidade para participar, não marcando qualquer outra atividade, informai e motivai os vossos colaboradores e especialmente alguns jovens para vos acompanharem.

Peço a todos grande confiança em Deus e o melhor empenho, criatividade e ousadia na ação pastoral neste novo ano.

Nossa Senhora de Fátima, mãe de ternura e de misericórdia, e Santo Agostinho, a todos protejam e guiem.

Cardeal António Marto,
Bispo de Leiria-Fátima

Acolhimento, painel com testemunhos e interpelações de jovens, momentos musicais;

16h15

Apresentação da Carta Pastoral (D. António Marto);ß

16h40

2018-10-01T21:03:13+00:00