A Marinha Grande comemora o Centenário da Restauração da Diocese

Associando-se às comemorações dos cem anos da restauração da Diocese de Leiria-Fátima, a Vigararia da Marinha Grande preparou diversas iniciativas de âmbito religioso e cultural para as quais toda a comunidade é convidada. No âmbito da Semana da Diocese (sendo que cada paróquia organiza a sua, em datas diferentes, ao longo do ano pastoral), realiza-se a 2 de Fevereiro, às 21h30, no auditório da Escola Secundária Eng. Acácio Calazans Duarte, uma conferência sobre a Igreja Diocesana, na qual serão oradores o Dr. Marco Daniel Duarte, que falará sobre a história da Diocese, e o Padre Dr. Pedro Viva, que abordará a sua eclesiologia e estrutura.

O Dr. Marco Daniel Duarte é director do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima, onde dirige o Museu da Instituição, e do Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima, enquanto o Padre Dr. Pedro Viva, entre outras funções, é Director do Serviço para o Diaconado Permanente e do Serviço de Pastoral de Saúde, bem como Capelão do Hospital de Santo André.

No domingo, 4 de Fevereiro, as paróquias de Maceira, Marinha Grande, Pataias e Alpedriz realizam uma peregrinação vicarial à Sé de Leiria, a igreja mãe da Diocese. O programa tem início às 15h30, com a concentração no Largo Cónego Maia, junto à Sé, de onde partirá a caminhada para o templo, onde os peregrinos serão acolhidos pelo Senhor Bispo, D. António Marto. Haverá uma palestra sobre a história e arte da catedral, seguindo-se a Eucaristia presidida pelo Senhor Bispo. A peregrinação estará terminada por volta das 18h00.

2018-01-30T18:53:37+00:00